Objetivo e âmbito
A Lusíadas Scientific Journal (Lusíadas Sci J) é a revista científica do Grupo Lusíadas Saúde. A missão da Lusíadas Sci J e fornecer aos médicos e outros profissionais de saúde a melhor investigação e informação no cruzamento da ciência biomédica e da prática clínica e apresentar essa informação em formatos compreensíveis e clinicamente úteis que informam a prestação de cuidados de saúde e melhoram os resultados dos doentes.
A Lusíadas Sci J esforça-se para publicar artigos que sejam estimulantes para ler, educar e informar os leitores com as investigações mais atualizadas e levar a mudanças positivas nos sistemas de saúde e na forma como se presta assistência ao doente.
Alem disso, para garantir a qualidade e a relevância científica, a revista conta com um Conselho Editorial diversificado e internacional e aceita apenas artigos que passam por um rigoroso processo de revisão duplamente cego, procedimento que protege a imparcialidade do processo de seleção de artigos.
A Lusíadas Sci J publica artigos preferencialmente em inglês. Assim, os artigos devem ser submetidos em inglês (excecionalmente em português de Portugal).
Periodicidade
A Lusíadas Sci J é publicada online trimestralmente.
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos nesta revista são de Acesso Aberto e atendem aos requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Lusíadas Scientific Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons - Attribution Non Commercial (CC BY-NC)’.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um “Publishing Agreement”. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a recepção do manuscrito juntamente com um formulário de Publishing Agreement ou um link para a versão online desse contrato.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos publicados em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.
Custos de publicação
Não haverá custos de publicação (não tem taxas de submissão nem por publicação das imagens a cores).
Razões para publicação com Lusíadas Sci J
- Rapidez: Oferece publicação rápida, mantendo uma rigorosa revisão por pares;
- Qualidade: Comprometida com os mais altos padrões de revisão por pares;
- Indexada ao IndexRMP;
- Acesso Livre - visibilidade máxima;
- Sem custos: sem quaisquer encargos de publicação.
Liberdade editorial
A Lusíadas Sci J adota a definição de liberdade editorial do ICMJE descrita pela World Association of Medical Editors, que afirma que o Editor-Chefe assume completa autoridade sobre o conteúdo editorial da revista. O Grupo Lusíadas enquanto proprietária da Lusíadas Sci J não interfere no processo de avaliação e seleção, programação ou edição de qualquer manuscrito, tendo o Editor-Chefe tal independência editorial.
Visão geral
- A submissão de um manuscrito a Lusíadas Sci J implica que todos os autores leram e concordaram com o seu conteúdo e que o manuscrito está em conformidade com as políticas da revista.
- Os manuscritos submetidos para publicação devem ser preparados de acordo com as Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), atualizadas em dezembro 2016. Este documento está disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/.
- A Lusíadas Sci J segue as guidelines do Committee on Publication Ethics (COPE), que fornece um fórum para editores e editoras de revistas científicas discutirem questões relacionadas com a integridade do trabalho submetido ou publicado nas suas revistas.
- A versão eletrónica pode ser acedida em: lusiadasscientificjournal.pt
ORCID
A Lusíadas SCi J exige os IDs ORCID para o autor correspondente; também é sugerido que os co-autores indiquem os seus IDs ORCID. Acreditamos fortemente que o aumento do uso e integração de IDs de ORCID será benéfico para toda a comunidade científica.
Para obter mais informações e para se registar, visite ORCID.org (https://orcid.org/content/collect-connect)
Critérios de Autoria e Formulário de Autoria
A Lusíadas SCi J segue as diretrizes sobre autoria estabelecidas pelo International.
Committee of Medical Journal Editors na Declaração sobre Autoria e Contribuição.
(http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html)
Declaração das contribuições individuais assinada por cada autor
Todos aqueles designados como autores devem cumprir os quatro critérios para autoria, em baixo Indicados e todos aqueles que cumprem os quatro critérios devem ser identificados como autores.
Os colaboradores que não cumpram os quatro critérios para autoria mas que tenham contribuído para o estudo ou manuscrito, deverão ser reconhecidos na seção de Agradecimentos, especificando o seu contributo.
Aquisição de financiamento, coleta de dados ou supervisão geral por si só não constituem Autoria.
Cada manuscrito deve ter um “Autor Correspondente”. O autor correspondente deverá obter permissão por escrito de todos aqueles que forem mencionados nos agradecimentos.
Autores são aqueles que:
- Têm uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo,
- Participam na análise e interpretação dos dados;
- Participam na redação do manuscrito, revisão de versões e revisão crítica do conteúdo; aprovação da versão final;
- Concordam que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.
Quando um grande grupo multicêntrico conduz o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos que aceitam a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem atender plenamente aos critérios de autoria. A obtenção de financiamento, a recolha de dados ou a supervisão geral do grupo de trabalho, por si só, não justificam a autoria.
Alterações na Autoria
É responsabilidade do autor correspondente garantir que a lista de autores esteja correta, tanto no formulário de submissão online e no texto submetido. Qualquer alteração na lista de autores, incluindo a remoção ou adição de qualquer autores, entre a submissão inicial e a aceitação exigirão a concordância por escrito de todos autores, caso o manuscrito esteja a ser avaliado para publicação. Os novos autores também devem confirmar que cumprem integralmente com os critérios de autoria da Lusíadas Sci J.
Mudanças na autoria (adição ou remoção) não serão permitidas após aceitação do manuscrito para publicação.
Agradecimentos
Todos os colaboradores que não atendem aos critérios de autoria devem ser listados numa seção de Agradecimentos. Exemplos de pessoas que podem ser reconhecidas incluem: quem forneceu ajuda puramente técnica ou um chefe de departamento que forneceu apenas apoio geral.
Apoio na Escrita
Indivíduos que forneceram assistência para redação, por exemplo de empresa de comunicação especializada, não se qualificam como autores e, portanto, devem ser incluídos na seção Agradecimentos.
Os autores devem divulgar qualquer ajuda por escrito - incluindo o nome do indivíduo, empresa e nível de entrada - e identificar a entidade que financiou essa ajuda.
Não é necessário divulgar o uso de serviços de polimento de linguagem.
Autor Correspondente
O autor correspondente funcionará em nome de todos os coautores como o correspondente preferencial com a equipa editorial durante o processo de submissão e revisão. Qualquer autor pode ser o autor correspondente mas apenas um autor pode ser o autor correspondente.
Papel do autor correspondente:
- Garante o cumprimento dos requisitos de submissão e submete o manuscrito à revista
- Garante que todos os autores reviram e aprovaram a versão final do manuscrito antes da submissão
- Garante o preenchimento dos formulários de autoria - isso inclui formulários de conflitos de interesse para todos os autores
- Distribui cartas de decisão, comentários de revisores e outras mensagens da Oftalmologia, e distribui provas entre os coautores para revisão
- Envia correções e garante que todos os autores aprovam cada versão do artigo
Consentimento dos doentes
Os autores são responsáveis por obter o consentimento informado relativamente a cada indivíduo presente em fotografias, vídeos, descrições detalhadas ou em radiografias ou ecografias, mesmo após tentativa de ocultar a respetiva identidade. Nomes, iniciais ou outras formas de identificação devem ser removidos das fotografias ou outras imagens. Devem ser omitidos dados pessoais, como profissão ou residência, exceto quando sejam epidemiologicamente relevantes para o trabalho. Os autores devem assegurar que não apresentam dados que permitam a identificação inequívoca ou, caso isso não seja possível, devem obter o consentimento informado dos intervenientes.
Estudos em doentes ou voluntários precisam de aprovação da comissão de ética e consentimento informado dos participantes. Estes devem ser documentados no artigo. As barras “Blackout” ou dispositivos similares não anonimizam doentes em imagens clínicas: é necessário o apropriado consentimento.
Submissão e publicação duplicadas
A Lusíadas Sci J não aceita material previamente publicado em forma impressa ou eletrónica ou manuscritos em consideração em outra revista.
A Lusíadas Sci J endossa as políticas do ICMJE em relação a duplicação de publicações (http://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/overlapping-publications.html)
Política de plágio
Seja intencional ou não, o plágio é uma violação grave. Definimos plágio como reprodução de outro trabalho com pelo menos 25% de similaridade e sem citação. Se for encontrada evidência de plágio antes/depois da aceitação ou após a publicação do artigo, será dada ao autor uma oportunidade de refutação. Se os argumentos não forem considerados satisfatórios, o manuscrito será retratado e o autor sancionado pela publicação de trabalhos por um período a ser determinado pelo Editor.
Publicação fast-track
Um sistema fast-track está disponível para manuscritos urgentes e importantes que atendam aos requisitos da Lusíadas Sci J para revisão rápida e publicação. Os autores podem solicitar a publicação rápida através do processo de submissão de manuscritos, indicando claramente a razão por que o seu manuscrito deve ser considerado para revisão acelerada e publicação. O Conselho Editorial decidirá se o manuscrito é adequado para publicação rápida e comunicará sua decisão dentro de 48 horas. Se o Editor-Chefe achar o manuscrito inadequado para publicação rápida, o manuscrito pode ser proposto para o processo normal de revisão, ou os autores podem retirar a sua submissão. A decisão editorial sobre manuscritos aceites para revisão rápida será feita dentro de cinco dias úteis. Se o manuscrito for aceite para publicação, a Lusíadas Sci J terá como objetivo publicá-lo eletronicamente em 16 dias.
Processo de Revisão por pares
A Lusíadas Sci J emprega um processo de revisão por pares altamente rigoroso para avaliar os manuscritos quanto a previsão científica, validade, novidade e importância. Todos os artigos de investigação, e a maioria das outras tipologias de artigos, publicadas na Lusíadas Sci J passam por uma revisão por pares. Os revisores são obrigados a respeitar a confidencialidade do processo de revisão pelos pares e não revelar detalhes de um manuscrito ou sua revisão, durante ou após o processo de revisão por pares. Se os revisores desejam envolver um colega no processo de revisão, devem primeiro obter permissão do Editor. Os critérios de aceitação para todos os trabalhos são a qualidade, clareza e originalidade da investigação e seu significado para nossos leitores. Os manuscritos devem ser escritos em um estilo claro, conciso, direto. O manuscrito não pode ter sido publicado, no todo ou em parte, nem submetido para publicação em outro lugar. Todos os manuscritos enviados são inicialmente avaliados pelo Editor-Chefe e podem ser rejeitados nesta fase, sem serem enviados para revisores. A aceitação ou rejeição final recai sobre o Editor-Chefe, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação. A Lusíadas Sci J segue uma rigorosa revisão cega por pares. A Lusíadas Sci J enviará manuscritos para revisores externos selecionados de uma extensa base de dados. Todos os manuscritos que não cumpram as instruções aos autores podem ser rejeitados antes de serem revistos. A aceitação final é da responsabilidade do Editor-Chefe. As cartas ao Editor ou Editorais serão avaliadas pelo Conselho Editorial, mas também poderão ser solicitadas revisões externas.
Na avaliação, os manuscritos podem ser:
- Aceite sem alterações;
- Aceite após modificações sugeridas por revisores;
- Rejeitado.
Após a receção do manuscrito, se estiver de acordo com as instruções aos autores e cumprir a política editorial, o Editor-Chefe envia o manuscrito para dois revisores. Num prazo máximo de 15 dias, o revisor deve responder ao Editor-Chefe indicando os seus comentários sobre o manuscrito sujeito a revisão e sugestão de aceitação, revisão ou rejeição do trabalho. Num prazo de 10 dias, o Conselho Editorial tomará uma decisão que poderá ser: i) aceitar o manuscrito sem modificações; ii) enviar os comentários dos revisores aos autores de acordo com o estabelecido; iii) rejeitar o manuscrito. Quando alterações são propostas os autores têm 15 dias (período que pode ser estendido a pedido dos autores) para apresentar uma nova versão revista do manuscrito, incorporando os comentários dos revisores e do Conselho Editorial. Tem de responder a todas as perguntas e enviar também uma versão revista do manuscrito, com as emendas inseridas destacadas com uma cor diferente. O Editor-Chefe tem 10 dias para tomar a decisão sobre a nova versão: rejeitar ou aceitar a nova versão, ou encaminhá-la para uma nova apreciação por um ou mais revisores. Em caso de aceitação, em qualquer das fases anteriores, a mesma será comunicada ao Autor Correspondente. Na fase de revisão de provas tipográficas, alterações de fundo aos artigos não serão aceites e poderão implicar a sua rejeição posterior por decisão do Editor-Chefe. Apesar de os editores e revisores desenvolverem esforços para assegurar a qualidade técnica e científica dos manuscritos, a responsabilidade final do conteúdo (nomeadamente o rigor e a previsão das observações, assim como as opiniões expressas) é da exclusiva responsabilidade dos autores.
Provas tipográficas
As provas tipográficas serão enviadas aos autores, contendo a indicação do prazo de revisão em função das necessidades de publicação da Lusíadas Sci J. A revisão deve ser aprovada pelo autor responsável pela correspondência. Os Autores dispõem 48 horas para a revisão do texto e comunicação de quaisquer erros tipográficos. Nesta fase, os autores não podem fazer qualquer modificação de fundo ao artigo, para além das correções de erros tipográficos e/ou ortográficos de pequenos erros. O não respeito pelo prazo proposto desobriga a Lusíadas Sci J de aceitar a revisão pelos autores, podendo a revisão ser efetuada exclusivamente pelos serviços da Lusíadas Sci J.
Erratas
A Lusíadas Sci J publica alterações, emendas ou retrações a um artigo anteriormente publicado se, após a publicação, forem identificados erros ou omissões que influenciem a interpretação de dados ou informação. Alterações posteriores à publicação assumirão a forma de errata.
Retratações
Revisores e Editores assumem que os autores relatam trabalho com base em observações honestas. No entanto, se houver dúvidas substanciais sobre a honestidade ou integridade do trabalho, submetido ou publicado, o editor informará os autores da sua preocupação, procurará esclarecimento junto da instituição patrocinadora do autor e/ou instituição empregadora. Consequentemente, se estes considerarem o artigo publicado como fraudulento, a Lusíadas Sci J procederá a retratação. Se este método de investigação não obtiver uma conclusão satisfatória, o editor pode optar por conduzir a sua própria investigação, e pode optar por publicar uma nota de preocupação sobre a conduta ou integridade do trabalho.
Patrocínios
Os patrocinadores da revista são empresas da indústria farmacêutica ou outras que geram receitas através da publicidade. A publicidade não poderá pôr em causa a independência científica da revista nem influenciar as decisões editoriais e terá de estar de acordo com a legislação geral e especifica da área da saúde e do medicamento. Outras despesas são suportadas pelo Grupo Lusíadas.
Guidelines de Submissão
Nota final – para um mais completo esclarecimento sobre este assunto aconselha-se a leitura das Recommendations for the Conduct,Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Commitee of Medical Journal Editors), disponível em http://www.ICMJE.org
Última revisão: Maio 2021