Artigos Originais
Telemedicina: A Experiência de um Departamento de Pediatria durante a Pandemia COVID-19
Conteúdo principal do artigo
Resumo
Introdução: Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) em 2020, várias medidas foram tomadas para conter a progressão da doença. Este artigo visa descrever a experiência com teleconsulta de um serviço de pediatria durante a pandemia, assim como a perceção dos clínicos face a esta realidade.
Métodos: Este estudo foi realizado numa unidade de consulta externa de pediatria, de um hospital de nível II. Foi realizada uma análise retrospetiva das consultas de pediatria efetuadas por teleconsulta e presencialmente, comparando dois períodos equivalentes de 2019 e 2020: março a junho e julho a dezembro. Foi também aplicado um questionário para avaliar a perceção dos médicos relativamente à teleconsulta.
Resultados: No primeiro período analisado (março a junho), o número de consultas foi menor em 2020. Contudo, observou-se um aumento do número de teleconsultas em 8 vezes. No segundo período (julho a dezembro), houve um aumento no número de consultas em 2020, das quais 60% foram teleconsultas. Todos os médicos inquiridos consideraram a teleconsulta uma mais-valia durante a pandemia. A principal vantagem apontada (em 48,5% dos casos) foi a diminuição do risco de infeção, enquanto a impossibilidade de realizar exame objetivo foi a principal desvantagem considerada (63,5%). A maior parte dos questionados (81,2%) prevê manter o recurso à teleconsulta num futuro sem a pandemia.
Discussão e Conclusão: O número de teleconsultas realizadas aumentou significativamente em 2020. Tal pode ser explicado pela restruturação do departamento no período de pandemia de COVID-19, pela criação de consultas pós-urgência e pela redução do absentismo. Apesar do valor insubstituível das consultas presenciais, o efeito benéfico da teleconsulta durante este período foi evidente e consensual na perceção dos médicos do departamento.