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  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Obrigado por escolher submeter o seu artigo à nossa revista. Estas instruções garantirão que tem toda a informação necessária para que o seu trabalho possa passar pela revisão por pares, produção e publicação sem problemas. Reserve tempo para as ler e seguir, pois isso garantirá que seu trabalho corresponde aos requisitos da revista.

Língua

O título, resumo e palavras-chave, devem ser apresentados em inglês e português.
Os manuscritos submetidos à Lusíadas Scientific Journal devem ser claramente escritos preferencialmente em inglês de nível razoável (excecionalmente em português de Portugal).

Copyright

Todos os artigos nesta revista são de Acesso Aberto e atendem aos requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Lusíadas Scientific Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras Derivadas (cc-by-nc-nd)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um “Publishing Agreement”. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a recepção do manuscrito juntamente com um formulário de Publishing Agreement ou um link para a versão online desse contrato.

Auto-Arquivo

Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.

Taxa de Processamento do Artigo

Não há taxa de processamento de artigo.

Conduta Ética e Direitos Humanos e Animais

Os autores devem assegurar que o estudo que submetem para publicação está em conformidade com os princípios éticos e legais, quer no decurso da investigação quer na publicação, nomeadamente com as recomendações da Declaração de Helsínquia revistas em 2013 da Associação Médica Mundial (http:// www.wma.net/en/20activities/10ethics/10helsinki), do ICMJE (www.icmje.org) e do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/resources/guidelines).
Nos casos adequados, os autores devem demonstrar que a investigação foi aprovada pela comissão de ética das instituições
envolvidas e que as recomendações foram seguidas. Esta informação deve constar no texto do artigo. Qualquer suspeita de má conduta será investigada e denunciada. Não se devem apresentar imagens, nomes, números de processos clínicos ou outros elementos que permitam a identificação dos participantes no estudo.
Os estudos que envolvam experiências em animais devem ser conduzidos em conformidade com as guidelines definidas no “Guide for the care and use of laboratory animals” dos National Institutes of Health. Todos os estudos em animais deverão igualmente obedecer às guidelines ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments).
Os autores deverão ainda consultar a legislação vigente a nível nacional que regula este tipo de estudos (Decreto Lei nº 113/2013 de 7/08/2013, e eventuais actualizações posteriores). Deve ser claramente explicitado no manuscrito que as normas acima referidas foram seguidas.

Privacidade e Consentimento Informado

Estudos em doentes ou voluntários requerem aprovação da comissão de ética e consentimento informado escrito, o que deve ser documentado no artigo. Os autores são responsáveis por obter o consentimento informado relativamente a cada indivíduo presente em fotografias, vídeos, descrições detalhadas, mesmo após tentativa de ocultar a respetiva identidade. Nomes, iniciais ou outras formas de identificação devem ser removidos das fotografias ou outras imagens. Devem ser omitidos dados pessoais, como profissão ou residência, exceto quando sejam cientificamente relevantes para o trabalho. Os autores devem assegurar que não apresentam dados que permitam identificação inequívoca ou, caso isso não seja possível, devem obter o consentimento informado dos intervenientes (ou, quando aplicável, do tutor ou representante legalmente definido).

Permissões

Todo o material previamente publicado e protegido por direitos autorais, incluindo ilustrações, figuras e tabelas, deve ser acompanhado de permissão escrita para reprodução dos detentores dos direitos autorais.

Conflito de Interesses e Fontes de Financiamento

Existe um conflito de interesses quando o julgamento profissional sobre um interesse primário (como o bem-estar dos doentes ou a validade da investigação) pode ser influenciado por um interesse secundário (como ganho financeiro).
As relações financeiras são os conflitos de interesse mais facilmente identificáveis e têm maior probabilidade de prejudicar a credibilidade da revista, dos autores e da própria ciência. No entanto, os conflitos podem ocorrer por outros motivos, como relacionamentos pessoais ou rivalidades, competição académica e crenças intelectuais. Todos os participantes do processo de revisão por pares e publicação - não apenas autores, mas também revisores, editores e membros do conselho editorial da Lusíadas Scientific Journal - devem considerar seus conflitos de interesse ao cumprir suas funções no processo de revisão e publicação do artigo e devem divulgar todos relacionamentos que possam ser vistos como potenciais conflitos de interesse.
Os autores devem referir todas as fontes de financiamento ao estudo descrito e a sua influência na conceção do manuscrito ou na decisão de submissão para publicação. O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos autores. Os autores são obrigados a divulgar todas as relações financeiras e pessoais que possam enviesar o trabalho. Para prevenir ambiguidade, os autores têm que explicitamente mencionar se existe ou não conflitos de interesse. Todos os autores devem completar e submeter o modelo de Declaração de Conflitos de Interesse (ICMJE Form for Disclosure of Potential Conflicts of Interest), disponível em http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/. Essa informação será mantida confidencial durante a revisão do manuscrito pelos revisores e não influenciará a decisão editorial, mas será publicada se o artigo for aceite. Se não existirem conflitos, os autores devem mencionar esse facto.

Resultados de Ensaios Clínicos

A Lusíadas Scientific Journal apoia iniciativas que contribuam para uma melhor divulgação de resultados ensaios clínicos. Estas incluem o registo prospetivo de ensaios clínicos em bases de dados públicas adequadas. De acordo com as recomendações do ICMJE, a Lusíadas Scientific Journal exige o registo de todos os ensaios clínicos cujos dados sejam incluídos em trabalhos submetidos para publicação nesta revista.
O ICMJE adota a definição da Organização Mundial de Saúde de ensaio clínico, que é “qualquer estudo de investigação que prospectivamente atribua a participantes humanos, individualmente ou em grupo, uma ou mais intervenções relacionadas com a saúde, com o objetivo de avaliar os seus resultados relacionados com a saúde”.
Esta definição inclui ensaios das fases I a IV. O ICMJE define intervenções relacionadas com a saúde como “qualquer intervenção usada para modificar um resultado biomédico ou relacionado com a saúde” e resultados relacionados com a saúde como “qualquer medida biomédica ou relacionada com a saúde obtida em doentes ou participantes”.

Registo de Ensaios Clínicos

O registo numa base de dados pública de ensaios clínicos é condição necessária para a publicação de dados de ensaios clínicos na Lusíadas Scientific Journal, de acordo com as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE, http://www.icmje.org). Os ensaios devem ser registados anteriormente ou no início do período de recrutamento de doentes. Os estudos puramente observacionais (aqueles em que a atribuição de uma intervenção médica não é do critério do investigador) não exigem registo.
O número de registo do ensaio clínico (TRN) bem como a data desse registo devem ser referidos no final do resumo do artigo.

Disponibilização dos Dados

A Lusíadas Scientific Journal sugere que todos os dados nos quais se baseiam as conclusões de um artigo de investigação original sejam disponibilizados para os leitores. Sugere-se assim aos autores que assegurem que os seus dados ficam disponíveis em repositórios públicos (sempre que estes estejam disponíveis e sejam adequados), que sejam apresentados no manuscrito principal ou em arquivos adicionais, sempre que possível em formato tratável (por exemplo, em folha de cálculo e não em pdf).
A Lusíadas Scientific Journal exige uma declaração de disponibilização dos dados, presente no final de cada manuscrito. Para ensaios de fármacos ou dispositivos médicos, a declaração deve referir, pelo menos, que os dados relevantes de cada doente, devidamente anonimizados, estão disponíveis mediante pedido justificado aos autores.
Os ensaios clínicos que iniciaram o recrutamento de participantes em ou após 1 de Janeiro de 2019 devem incluir um plano de partilha de dados no registo do ensaio.
Sugerem-se formulações para a referida declaração:
“Disponibilização dos dados: os dados individuais dos doentes [e/ou] o conjunto completo de dados [e/ou] o anexo técnico [e/ou] as especificações da análise estatística, estão disponíveis em [/doi] [com acesso livre/com as restrições] [do autor correspondente em]. Os participantes deram o seu consentimento informado para disponibilização de dados [ou... não foi obtido consentimento dos participantes, mas os dados apresentados estão anonimizados e o risco de identificação é reduzido... ou não foi obtido consentimento dos participantes, mas os benefícios potenciais da disponibilização destes dados justificam os prejuízos potenciais, uma vez que ...]”
Se os dados não estiverem disponíveis, deve ser referido o seguinte: “Disponibilização dos dados: não estão disponíveis dados adicionais.” Esta opção não se aplica a ensaios clínicos de fármacos ou dispositivos médicos. Para investigações que não sejam ensaios clínicos, as declarações de partilha de dados são incentivados, mas não é obrigatório. Pode ser solicitado aos autores que disponibilizem os dados brutos em que basearam o seu artigo durante o processo de revisão e até 10 anos após a publicação.

Submissão dos Trabalhos

A submissão de um manuscrito implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado previamente (exceto na forma de um resumo ou como parte de uma palestra publicada), e que não está sendo considerado para publicação noutra revista, que o manuscrito foi aprovado por todos os autores e, tácita ou explicitamente, pelas autoridades competentes onde o trabalho foi realizado e que, se for aceite para publicação, não será publicada em outro lugar na mesma forma, em inglês ou em qualquer outra língua, incluindo eletronicamente.
Todos os manuscritos devem ser acompanhados por uma carta de apresentação. Deve ser dada garantia na carta de apresentação de que o manuscrito não está sob consideração simultânea por qualquer outra revista. Na carta de apresentação, os autores devem declarar seus potenciais conflitos de interesse e fornecer uma declaração sobre a autoria.
Para verificar a originalidade, o artigo pode ser verificado pelo serviço de detecção de originalidade.
As submissões que não estejam em conformidade com estas instruções podem ser devolvidas para reformulação e reenvio.

Submissão do Manuscrito

Os manuscritos são submetidos através do site da Lusíadas Scientific Journal em https://lusiadasscientificjournal.pt/

Contacto

Em caso de dúvidas durante a submissão, contacte: knowledgecenter@lusiadas.pt

Preparação do Manuscrito

Uso de programa de processamento de texto

Os manuscritos devem ser submetidos em formato Word, com letra Times New Roman de tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. É importante que o arquivo seja guardado no formato nativo do processador de texto usado. O texto deve estar no formato de coluna única. Mantenha o layout do texto o mais simples possível. Para evitar erros desnecessários, aconselhamos o uso das funções “verificação ortográfica” e “verificação gramatical” do seu processador de texto.

Tipologia dos Artigos

A Lusíadas Scientific Journal publica artigos das seguintes tipologias:

  1. Artigos Originais reportando investigação clínica ou básica nas áreas de interesse da revista (ensaios clínicos, estudos de coorte, estudos de caso-controlo, outros estudos observacionais);
  2. Artigos de Revisão
  3. Revisão Narrativa
  4. Revisões Sistemáticas com ou sem Meta-Análise;
  5. Estudos de Caso/Casos Clínicos;
  6. Imagens;
  7. Editoriais;
  8. Cartas ao Editor;
  9. Perspectivas;
  10. Guidelines;

Os autores devem indicar na carta de apresentação qual o tipo de manuscrito que está a ser submetido para publicação.

Na primeira página/página de título:

I. Título

Título em português e inglês, conciso, especifico e informativo, sem abreviaturas e não excedendo os 120 caracteres. O título pode incluir um complemento de título com um máximo de 40 caracteres (incluindo espaços).

II. Autores, afiliações e ORCID iDs

Na linha da autoria, liste o Nome de todos os Autores (primeiro e último nome) e respectivas afiliações (serviço, instituição, cidade, país) e grau académico mais elevado. Os autores devem também fornecer os seus ORCID iDs. 

III. Financiamento

Todas as fontes de financiamento, no domínio público ou privado, incluindo bolsas, que contribuíram para a realização do trabalho.
Exemplos:
For single agency grants: This work was supported by the [Funding Agency] under Grant [number xxxx].
For multiple agency grants: This work was supported by the [Funding Agency #1] under Grant [number xxxx]; [Funding Agency #2] under Grant [number xxxx]; and [Funding Agency #3] under Grant [number xxxx].

IV. Autor Correspondente

Indicar claramente quem vai lidar com a correspondência em todas  as fases de arbitragem e publicação, também pós-publicação. Indicar endereço postal e e-mail do Autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito.

V. Resumo e Keywords

Um resumo conciso e factual é requerido, capaz de representar isoladamente o conteúdo do artigo, escrito em português e inglês.
Nenhuma informação que não conste no manuscrito pode ser mencionada no resumo. O resumo não pode remeter para o texto, não podendo conter citações nem referências a figuras.
No fim do resumo devem ser incluídas um máximo de 6 keywords em inglês utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), https://meshb.nlm.nih.gov/search

VI. Resumo Estruturado

Um resumo estruturado, com as etiquetas de secção apropriadas (Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão), deve fornecer o contexto e objetivo do estudo, procedimentos básicos (seleção dos sujeitos de estudo ou animais de laboratório, métodos observacionais e analíticos), principais resultados (significância estatística, se possível) e principais conclusões. Deve enfatizar aspetos novos e importantes do estudo ou das observações.

VII. Considerações Éticas

Os autores também incluirão nesta página de título, sob a designação “Considerações éticas” a declaração de “Proteção de pessoas e animais”, Confidencialidade dos dados e consentimento informado e Conflitos de interesse.

Prémios e Apresentações prévias

Devem ser referidos os prémios e apresentações do estudo, prévias à submissão do manuscrito

Texto

Artigos Originais

Esses relatórios normalmente incluem ensaios clínicos randomizados, estudos de intervenção, estudos de coorte, estudos de caso-controlo, avaliações epidemiológicas, outros estudos observacionais, análises de custo-efetividade e análises de decisão e estudos de triagem e testes de diagnóstico. É necessário um tipo de estudo. Cada manuscrito deve declarar claramente um objetivo ou hipótese; o desenho e os métodos (incluindo o tipo de estudo, local e datas, pacientes ou participantes com critérios de inclusão e exclusão e / ou taxas de participação ou resposta, ou fontes de dados e como esses foram selecionados para o estudo); as características essenciais de qualquer intervenção; as principais medidas de resultado; os principais resultados do estudo; uma seção de discussão colocando os resultados em contexto com a literatura publicada e abordando as limitações do estudo; e a conclusão e implicações relevantes para a prática clínica ou política de saúde. Os dados incluídos devem ser originais e devem ser o mais pertinente e atual possível.
Os artigos originais devem incluir as seguintes secções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras. Os artigos originais não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 60 referências. Um resumo estruturado com o máximo de 350 palavras.
Seguir as guidelines EQUATOR.

Article structure

Introduction

State the objectives of the work and provide an adequate background, avoiding a detailed literature survey or a summary of the results.

Material and Methods

Provide sufficient detail to allow the work to be reproduced. Methods already published should be indicated by a reference: only relevant modifications should be described.

Results

Results should be clear and concise.

Discussion

This should explore the significance of the results of the work, not repeat them. A combined Results and Discussion section is often appropriate. Avoid extensive citations and discussion of published literature.

Conclusion

The main conclusions of the study may be presented in a short Conclusions section, which may stand alone or form a subsection of a Discussion or Results and Discussion section.

Artigos de Revisão Narrativa

Os artigos de revisão são artigos abrangentes que sintetizam ideias pré-existentes e sugerem novas. Abrangem áreas amplas. O foco deve ser uma atualização sobre a compreensão atual da etiologia ou fisiopatologia das doenças, considerações diagnósticas e
terapêutica.
Essas revisões devem abordar uma questão ou questão específica relevante para a prática clínica. Embora geralmente por convite do Editor-Chefe, a Lusíadas Scientific Journal aceita ocasionalmente artigos de revisão não solicitados sobre assuntos importantes ou sobre
avanços recentes. Antes de submeter uma revisão, pedimos que envie ao Editor-Chefe um breve esboço (não mais de 500 palavras) indicando a importância do assunto, e por que está qualificado para escrevê-lo. Um convite para submissão não garante aceitação.
Os artigos de revisão não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 100 referências. Um resumo não estruturado com o máximo de 350 palavras.

Revisões Sistemáticas e Meta-Análises

As revisões sistemáticas podem ou não utilizar métodos estatísticos (meta-análises) para analisar e resumir os resultados dos estudos incluídos.
As Revisões Sistemáticas podem ser apresentadas no formato Introdução, Métodos, Resultados, Discussão. O assunto deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática deve ser produzir uma conclusão baseada em evidências. Nos Métodos deve ser fornecida uma indicação clara da estratégia de pesquisa da literatura, extração de dados, classificação das evidências e análise. Deve ser seguida a normativa PRISMA (http://www.prisma-statement.org/) e realizado o registo do protocolo na PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/prospero).
O texto não deverá exceder 4000 palavras, excluindo um resumo estruturado (máximo de 350 palavras). Não poderá incluir mais de 100 referências, e até 6 tabelas ou figuras.

Casos Clínicos

O relato de Casos Clínicos deve incluir as seguintes seções: Introdução, Caso Clínico e Discussão.
O texto não poderá exceder 2000 palavras, e não poderá exceder as 20 referências bibliográficas. Deve incluir um resumo não estruturado que não exceda 150 palavras.
Deve ser seguida a normativa CARE (http://www.care-statement.org/).
Tendo em conta a sua natureza, os relatos de casos clínicos devem ter um número parcimonioso de autores - excepcionalmente mais de 5. No caso de serem mais de 5 coautores a carta de submissão deve indicar clara e detalhadamente qual o papel de cada um no manuscrito, de modo a justificar a sua inclusão na linha de autoria à luz dos critérios do ICMJE (http://www.icmje.org/). A permissão do doente (parente mais próximo, tutor legal) pode ser necessária.
Se o doente(s) descrito nestes manuscritos é identificável, o formulário de consentimento do doente deve ser preenchido e assinado pelo doente(s) (ou tutor/representante legal) e submetido com o manuscrito. Dificultar a identificação do doente através da omissão de dados cientificamente irrelevantes é aceitável, mas a alteração desses dados não o é.

Editoriais

Os Editoriais são da responsabilidade do grupo editorial, solicitados por convite do Editor-Chefe, e constituirão comentários sobre tópicos atuais ou sobre artigos publicados na revista. Não devem exceder as 1200 palavras, com um máximo de 15 referências bibliográficas e podem conter uma tabela e uma figura. Não têm resumo.

Cartas ao Editor

As cartas ao Editor consistem em comentários críticos sobre um artigo publicado na revista ou uma nota curta sobre um determinado tópico ou caso clínico. As Cartas ao Editor não devem exceder 600 palavras e 10 referências bibliográficas e podem conter uma figura ou tabela. Não têm resumo.

Imagens em Medicina

A Imagem em Medicina é um contributo importante da aprendizagem e da prática médica. Esta seção destina-se à publicação de imagens clínicas, radiológicas, histológicas e cirúrgicas. O título não deve ter mais de oito palavras. Os autores devem ser no máximo quatro. As imagens devem ser de alta qualidade e valor educativo. São permitidas até 4 figuras. As legendas devem ser breves e informativas. Setas ou outros símbolos devem ser incluídos conforme necessário para facilitar a compreensão das imagens. O texto não deve exceder 500 palavras, até cinco referências bibliográficas, e deve incluir uma breve história clínica e dados relevantes do exame físico, testes laboratoriais e progressão clínica, conforme apropriado. Não têm resumo. A permissão do doente (parente mais próximo, tutor legal) pode ser necessária. Nesta secção também serão aceites artigos versando tópicos neurológicos abordados em obras de cariz artístico (incluindo pintura, escultura, teatro e cinema) ou relacionados com os artistas que as criaram.

Perspetiva

Este tipo de manuscrito é submetido a convite do Conselho Editorial, sendo no entanto também sujeitas a consideração editorial as candidaturas espontâneas para publicação. Pode abranger uma ampla diversidade de tópicos com interesse nos cuidados de saúde: problemas
atuais ou emergentes, gestão e política de saúde, ética, história da medicina, ligação à sociedade, epidemiologia, etc. Um Autor que deseje propor um manuscrito nesta seção deverá enviar um resumo ao Editor-Chefe, incluindo o título e a lista de autores para avaliação. O texto não deve exceder 1200 palavras, até 10 referências, e até 2 tabelas e 2 figuras. Não têm resumo.

Guidelines

As recomendações para a prática clínica não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 100 referências. Resumo até 350 palavras. Este tipo de artigo pode ser submetido por grupos de trabalho organizados no âmbito de encontros ou associações científicas, ou grupos de autores com trabalho especializado realizado no tópico em causa.

Referências

I. Citação no Texto

Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referências (e vice-versa). As referências devem ser listadas usando algarismos árabes pela ordem em que são citados no texto. As referências a comunicações pessoais e dados não publicados devem ser feitas diretamente no texto e não devem ser numeradas.
As comunicações pessoais devem estar devidamente autorizadas pelo emissor das comunicações, assumindo os autores a responsabilidade pela autorização. A citação de uma referência como “in press” implica que o item tenha sido aceite para publicação. Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com o estilo da PubMed. As referências a artigos publicados em revistas devem incluir o nome do primeiro autor seguido dos nomes dos restantes autores (num máximo de 6, a partir daí deve ser utilizado et al), o título do artigo, o nome da revista e o ano de publicação, volume e páginas, e DOI. Certifique-se que os dados fornecidos nas referências estão corretos. Ao copiar referências, tenha cuidado porque já podem conter erros. A lista de referências deve ser adicionada como parte do texto, nunca como uma nota de rodapé. Códigos específicos do programa de gestão de referências não são permitidos.

II. Formato

Uma descrição detalhada dos formatos de diferentes tipos de referência pode ser consultada no “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Liste todos os autores se houver
seis ou menos. Et al deve ser adicionado se houver mais de seis autores. Título do artigo, nome da revista, ano, volume e páginas.

III. Estilo de Referência

Texto: Indicar as referências no texto por número (s) em expoente. Os autores podem ser referidos, mas o número de referência deve ser sempre dado.
Lista: Ordene as referências na lista pela ordem em que aparecem no texto

Exemplos:

Referência de artigo:
1.
- Com menos de 6 autores
Amaral L, Carneiro-Leão L, Cernadas JR. Acute generalized exanthematous pustulosis due to clavulanic acid. J Allergy Clin Immunol Pract. 2020;8:1083-4. doi: 10.1016/j.jaip.2019.09.024.
- Com mais de 6 autores
Toscano M, Neves Z, Matias C, Carvalho M, Ribeiras R, Morgado F, et al. Pacemaker lead as an iatrogenic cause of right heart failure: Case report. Rev Port Cardiol. 2019;38:675.e1-675.e5. doi: 10.1016/j. repc.2018.01.014.
- In press
Roque D, Ferreira J, Monteiro S, Costa M, Gil V; Portuguese National Registry of Acute Coronary Syndromes Investigators. Understanding a woman’s heart: Lessons from 14 177 women with acute coronary syndrome. Rev Port Cardiol. 2020 (in press). doi: 10.1016/j.repc.2020.03.002.

Referência de livro:
2. Schatzberg AF, Nemeroff CB. Essentials of clinical psychopharmacology. 3rd ed. Washington: American Psychiatric Association Publishing; 2013.

Referência de capítulo de livro:
3. O’Connell MA, Jewell DM. Human resources management in group practice. In: Wolper LF, editor. Physician practice management: essential operational and financial knowledge. Sudbury: Jones Bartlett Publishers; 2005. p. 139-70.

Referência de teses e dissertações:
Silva JL. Contribuição ao estudo da gravidez na adolescencia. [Dissertação]. Fortaleza: Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará; 2015.

Referências Web:
No mínimo, o URL completo deve ser dado e a data em que o documento foi consultado. Qualquer outra informação, se conhecida (nomes de autor, datas, referência a uma publicação de origem, etc.), também deve ser dada. A.D.A.M. medical encyclopedia [Internet]. Atlanta: A.D.A.M.; 2005 [cited 2019 Mar 26]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ ncyclopedia.html

IV. Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando imprescindíveis, devem ser numerados consecutivamente e aparecer na página apropriada.

Outras Regras de Estilo

Agradecimentos (facultativo)

Devem vir após o texto, e antes das referências, tendo como objetivo agradecer a todos os que contribuíram para o estudo mas que não têm peso de autoria. Nesta secção é possível agradecer a todas as fontes de apoio, quer financeiro, quer tecnológico ou de consultadoria, assim como contribuições individuais.

Abreviaturas

Não use abreviaturas ou acrónimos no título e no resumo e limite o seu uso no texto. Abreviaturas não consagradas devem ser definidas na primeira utilização, por extenso, logo seguido pela abreviatura entre parênteses. A menos que a sigla seja uma unidade padrão de medição. Uso excessivo e desnecessário de acrónimos e abreviaturas deve ser evitado.

Unidades de Medida

Devem ser utilizadas as unidades Sistema Internacional de Unidades.
As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico (metro, quilograma ou litro) ou seus múltiplos decimais. As temperaturas devem ser dadas em graus Celsius (ºC) e a pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg), e a hemoglobina em g/dL. Todas as medições hematológicas ou bioquímicas serão referidas no sistema métrico de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Nomes de Medicamentos e Dispositivos Médicos

Identifique com precisão todos os medicamentos e produtos pela denominação comum internacional (DCI). Não é recomendável a utilização de nomes comerciais de fármacos (marca registrada), mas quando a utilização for imperativa, o nome do produto deverá vir após o nome DCI, entre parênteses, em minúscula, seguido do símbolo que caracteriza marca registada, em sobrescrito (®). O mesmo princípio é aplicável aos dispositivos médicos.

Nomes de Genes, Símbolos e Números de Acesso

Aos genes e estruturas relacionadas devem ser atribuídos os nomes e símbolos oficiais fornecidos pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) ou o HUGO Gene Nomenclature Committee. Antes da submissão de um manuscrito relatando grandes conjuntos de dados genómicos (por exemplo, sequências de proteínas ou DNA), os conjuntos de dados devem ser depositados em um banco de dados disponível publicamente, como o GenBank do NCBI, e um número de acesso completo (e número da versão, se apropriado) deve ser fornecido
na seção Métodos.

Ilustrações

Tabelas e Figuras

As Tabelas/Figuras devem ser numerados na ordem em que são citadas no texto e assinaladas em numeração árabe e com identificação. Cada Figura e Tabela incluídas no trabalho têm de ser referidas no texto: “Uma resposta imunitária anormal pode estar na origem dos sintomas da doença (Fig. 2)”; “Esta associa-se a outras duas lesões (Tabela 1)”.
Figura: Quando referida no texto é abreviada para Fig., enquanto Tabela não é abreviada. Nas legendas ambas as palavras são escritas por extenso.
Cada Tabela e Figura deve ser acompanhada da respetiva legenda, sucinta e clara. As Legendas devem ser autoexplicativas (sem necessidade de recorrer ao texto).
Em relação aos gráficos deve ser explícito se a informação inclui valores individuais, médias ou medianas, se há representação do desvio padrão e intervalos de confiança e o tamanho da amostra (n).
As fotografias deverão incluir identificadores de aspetos cientificamente relevantes (setas e asteriscos). Poderão ser publicadas fotografias a cores, desde que consideradas essenciais.
Cada Tabela deve ser utilizada para mostrar resultados, apresentando listas de dados individuais ou sumariando os mesmos, não devendo no entanto constituir duplicação dos resultados descritos no texto. Devem ser acompanhadas de um título curto mas claro e elucidativo. As unidades de medida usadas devem ser indicadas (em parêntesis abaixo do nome que encabeça cada categoria de valores) e os números expressos devem ser reduzidos às casas decimais com significado clínico.
Para as notas explicativas nas Tabelas devem ser utilizados os seguintes símbolos e sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡ .
Se fotografias de doentes forem usadas, estes não devem ser identificáveis ou as fotografias devem ser acompanhadas de autorização por escrito para usá-las. As ilustrações coloridas são reproduzidas gratuitamente.

Princípios gerais:

  • Numere as ilustrações de acordo com a sua sequência no texto.
  • Forneça as legendas das ilustrações separadamente.
  • Dimensione as ilustrações próximas das dimensões desejadas da versão publicada.
  • Envie cada ilustração em ficheiro separado.

A inclusão de figuras e/ou tabelas já publicadas, implica a autorização do detentor de copyright (autor ou editor).
A submissão deve ser feita separadamente do texto, conforme as instruções da plataforma.
Os ficheiros das figuras devem ser fornecidos em alta resolução, 800 dpi mínimo para gráficos e 300 dpi mínimo para fotografias.
A publicação de ilustrações a cores é gratuita, reservando-se a Lusíadas Scientific Journal de publicar uma versão a preto e branco na versão impressa da revista.
Material gráfico deve ser entregue em um dos seguintes formatos:

  • JPEG (.Jpg)
  • Portable Document Format (.Pdf)
  • PowerPoint (.ppt)
  • TIFF (.Tif)
  • Excel

Permissão para publicação: No caso de publicação de tabelas de livros ou revistas os autores são responsáveis por obter permissão, junto dos autores dos trabalhos de onde forem reproduzidos, para a referida publicação, e terão de a apresentar na submissão.

Ficheiros Multimédia

Os ficheiros multimédia devem ser enviados em ficheiro separado com o manuscrito. O material multimédia deve seguir os padrões de qualidade de produção para publicação sem a necessidade de qualquer modificação ou edição. Os ficheiros aceitáveis são: formatos MPEG, AVI ou QuickTime.

Anexos/ Apêndices

Quando necessário, os anexos devem ser utilizados para apresentar inquéritos longos ou detalhados, descrições de extensos cálculos matemáticos e / ou listas de itens. Devem ser colocados depois da lista de referências, se necessário, com legendas. Anexos longos, tais como algoritmos, pesquisas e protocolos, serão publicados apenas online; o URL será fornecido no artigo impresso onde o anexo é citado. Se houver mais de um apêndice, eles devem ser identificados como A, B, etc. As fórmulas e equações em apêndices devem ser numeradas separadamente: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc .; Em apêndice posterior, a Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; FIG. A.1, etc.

ESTILO

Lusíadas Scientific Journal segue AMA Manual Style, 10ª edição (http://www.amamanualofstyle.com) e ICMJE Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (http://icmje.org/recommendations)

 

Políticas Editoriais

Objetivo e âmbito

A Lusíadas Scientific Journal (Lusíadas Sci J), revista científica do Grupo Lusíadas Saúde.
A missão da Lusíadas Sci J e fornecer aos médicos e outros profissionais de saúde a melhor investigação e informação no cruzamento da ciência biomédica e da prática clínica e apresentar essa informação em formatos compreensíveis e clinicamente uteis que informam a prestação de cuidados de saúde e melhoram os resultados dos doentes.
A Lusíadas Sci J esforça-se para publicar artigos que sejam estimulantes para ler, educar e informar os leitores com as investigações mais atualizadas e levar a mudanças positivas nos sistemas de saúde e na forma como se presta assistência ao doente.
Alem disso, para garantir a qualidade e a relevância científica, a revista conta com um Conselho Editorial diversificado e internacional e aceita apenas artigos que passam por um rigoroso processo de revisão duplamente cego, procedimento que protege a imparcialidade do processo de seleção de artigos.
A Lusíadas Sci J publica artigos preferencialmente em inglês. Assim, os artigos devem ser submetidos em inglês (excecionalmente em português de Portugal).

Periodicidade

A Lusíadas Sci J e publicada online trimestralmente.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao publico proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Custos de publicação

Não haverá custos de publicação (não tem taxas de submissão nem por publicação das imagens a cores).

Razões para publicação com Lusíadas Sci J

Rapidez: Oferece publicação rápida, mantendo uma rigorosa revisão por pares;
Qualidade: Comprometida com os mais altos padrões de revisão por pares;
Indexada em IndexRMP;
Acesso Livre - visibilidade máxima;
Sem custos: Sem quaisquer encargos de publicação.

Liberdade editorial

A Lusíadas Sci J adota a definição de liberdade editorial do ICMJE descrita pela World Association of Medical Editors, que afirma que o Editor-Chefe assume completa autoridade sobre o conteúdo editorial da revista. O Grupo Lusíadas enquanto proprietária da Lusíadas Sci J não interfere no processo de avaliação e seleção, programação ou edição de qualquer manuscrito, tendo o Editor-Chefe tal independência editorial.

Visão geral

  • A submissão de um manuscrito a Lusíadas Sci J implica que todos os autores leram e concordaram com o seu conteúdo e que o manuscrito está em conformidade com as políticas da revista.
  • Os manuscritos submetidos para publicação devem ser preparados de acordo com as Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), atualizadas em dezembro 2016. Este documento esta disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/.
  • A Lusíadas Sci J segue as guidelines do Committee on Publication Ethics (COPE), que fornece um fórum para editores e editoras de revistas científicas discutirem questões relacionadas com a integridade do trabalho submetido ou publicado nas suas revistas.
  • A versão eletrónica pode ser acedida em: www.lusiadasscientificjournal.pt

Orientação para apresentação de estudos

Os textos devem ser preparados de acordo com as orientações do International Committee of Medical Journal Editors: Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations) disponíveis em http://www.icmje.org.
A Lusíadas Sci J recomenda as linhas orientadoras para publicação da EQUATOR network (http://www.equator-network.org). As listas de verificação estão disponíveis para vários desenhos de estudo, incluindo:

  • Randomized controlled trials (CONSORT);
  • Systematic reviews and meta-analyses* (PRISMA) and protocols (PRISMA-P);
  • Observational studies (STROBE);
  • Case reports (CARE);
  • Qualitative research (COREQ);
  • Diagnostic/prognostic studies (STARD);
  • Economic evaluations (CHEERS);
  • Pre-clinical animal studies (ARRIVE).

* Os autores de revisões sistemáticas também devem fornecer um link para um ficheiro adicional da secção ‹métodos›, que reproduz todos os detalhes da estratégia de pesquisa.
Os critérios de aceitação para todos os trabalhos são a qualidade e originalidade da investigação e seu significado para os leitores da Lusíadas Sci J. Exceto onde indicado de outra forma, os manuscritos
são submetidos a peer review cego por dois revisores anónimos. A aceitação ou rejeição final cabe ao Editor-Chefe, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação. Os manuscritos devem ser escritos em estilo claro, conciso, direto, de modo que sejam inteligíveis para o leitor. Quando as contribuições são consideradas adequadas para publicação com base em conteúdo científico, o Editor-Chefe reserva-se o direito de modificar os textos para eliminar a ambiguidade e a repetição, e melhorar a comunicação entre o autor e o leitor. Se forem necessárias alterações extensivas, o manuscrito será devolvido ao autor para revisão. Os manuscritos que não cumpram as instruções para autores podem ser devolvidos para modificação antes de serem revistos.

Critérios de autoria e formulário de autoria

Como referido nos Requirements ICMJE, a autoria requer uma contribuição substancial para o manuscrito, sendo necessário especificar, em carta de apresentação, o contributo de cada autor para o trabalho.

Declaração das contribuições individuais assinada por cada autor

Todos aqueles designados como autores devem cumprir os quatro critérios para autoria, e todos aqueles que cumprem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os colaboradores que não cumpram os quatro critérios para autoria, mas que tenham contribuído para o estudo ou manuscrito, deverão ser reconhecidos na secção de Agradecimentos, especificando o seu contributo. Cada manuscrito deve ter um “Autor Correspondente”. Porem, todos os autores devem ter participado significativamente no trabalho para tomar responsabilidade publica sobre o conteúdo e o crédito da autoria.
O autor correspondente devera obter permissão por escrito de todos aqueles que forem mencionados nos agradecimentos.

Autores são aqueles que:

  • Tem uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo;
  • Participam na análise e interpretação dos dados;
  • Participam na redação do manuscrito, revisão de versões e revisão critica do conteúdo; aprovação da versão final;
  • Concordam que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.

Alem de ser responsável pelas partes do trabalho que tenha feito, um autor deve ser capaz de identificar quais dos coautores foram responsáveis pelas outras partes especificas do trabalho. A obtenção de financiamento, a recolha de dados ou a supervisão geral do grupo de trabalho, por si só, não justificam a autoria. Qualquer alteração na autoria apos a submissão deve ser aprovada por escrito por todos os autores. Alterações a autoria ou a ordem dos autores não são aceites apos aceitação do manuscrito.
Se um medical writer esteve envolvido na redação do manuscrito, e necessária uma declaração assinada pelo autor correspondente com indicação do nome e se houve o financiamento dessa pessoa. Esta informação deve ser acrescentada na secção Agradecimentos. Exigimos declarações assinadas pelo medical writer indicando que da permissão para ser nomeado na secção Agradecimentos.

Papel do autor correspondente

O autor correspondente funcionara em nome de todos os coautores como o correspondente preferencial com a equipa editorial durante o processo de submissão e revisão.
O autor correspondente em nome de todos os coautores e responsável pela comunicação com a revista durante a submissão, peer review e processo de publicação. Também e responsável por assegurar todos os requisitos administrativos da revista (fornecimento de detalhes de autoria; aprovação da comissão de ética; formulários de conflitos de interesse; consentimento informado).

Consentimento dos doentes

Os autores são responsáveis por obter o consentimento informado relativamente a cada individuo presente em fotografias, vídeos, descrições detalhadas ou em radiografias ou ecografias, mesmo após tentativa de ocultar a respetiva identidade. Nomes, iniciais ou outras formas de identificação devem ser removidos das fotografias ou outras imagens. Devem ser omitidos dados pessoais, como profissão ou residência, exceto quando sejam epidemiologicamente relevantes para o trabalho. Os autores devem assegurar que não apresentam dados que permitam a identificação inequívoca ou, caso isso não seja possível, devem obter o consentimento informado dos intervenientes.
Estudos em doentes ou voluntários precisam de aprovação da comissão de ética e consentimento informado dos participantes. Estes devem ser documentados no artigo. As barras “Blackout” ou dispositivos similares não anonimizam doentes em imagens clínicas: e necessário o apropriado consentimento.

Submissão e publicação duplicadas

A Lusíadas Sci J não aceita material previamente publicado em forma impressa ou eletrónica ou manuscritos em consideração em outra revista.
A Lusíadas Sci J endossa as políticas do ICMJE em relação a duplicação de publicações (colocar link para http://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/overlapping-publications.html.)

Política de plágio

Seja intencional ou não, o plagio e uma violação grave. Definimos plagio como reprodução de outro trabalho com pelo menos 25% de similaridade e sem citação. Se for encontrada evidencia de plagio antes/depois da aceitação ou apos a publicação do artigo, será dada ao autor uma oportunidade de refutação. Se os argumentos não forem considerados satisfatórios, o manuscrito será retratado e o autor sancionado pela publicação de trabalhos por um período a ser determinado pelo Editor.

Publicação fast-track

Um sistema fast-track esta disponível para manuscritos urgentes e importantes que atendam aos requisitos da Lusíadas Sci J para revisão rápida e publicação. Os autores podem solicitar a publicação rápida através do processo de submissão de manuscritos, indicando claramente a razão por que o seu manuscrito deve ser considerado para revisão acelerada e publicação. O Conselho Editorial decidira se o manuscrito e adequado para publicação rápida e comunicara sua decisão dentro de 48 horas. Se o Editor-Chefe achar o manuscrito inadequado para publicação rápida, o manuscrito pode ser proposto para o processo normal de revisão, ou os autores podem retirar a sua submissão. A decisão editorial sobre manuscritos aceites para revisão rápida será feita dentro de cinco dias uteis. Se o manuscrito for aceite para publicação, a Lusíadas Sci J terá como objetivo publicá-lo eletronicamente em 16 dias.

Revisão por pares

A Lusíadas Sci J emprega um processo de revisão por pares altamente rigoroso para avaliar os manuscritos quanto a previsão científica, validade, novidade e importância. Todos os artigos de investigação, e a maioria das outras tipologias de artigos, publicadas na Lusíadas Sci J passam por uma revisão por pares. Os revisores são obrigados a respeitar a confidencialidade do processo de revisão pelos pares e não revelar detalhes de um manuscrito ou sua revisão, durante ou apos o processo de revisão por pares. Se os revisores desejam envolver um colega no processo de revisão, devem primeiro obter permissão do Editor. Os critérios de aceitação para todos os trabalhos são a qualidade, clareza e originalidade da investigação e seu significado para nossos leitores. Os manuscritos devem ser escritos em um estilo claro, conciso, direto. O manuscrito não pode ter sido publicado, no todo ou em parte, nem submetido para publicação em outro lugar. Todos os manuscritos enviados são inicialmente avaliados pelo Editor-Chefe e podem ser rejeitados nesta fase, sem serem enviados para revisores. A aceitação ou rejeição final recai sobre o Editor-Chefe, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação. A Lusíadas Sci J segue uma rigorosa revisão cega por pares. A Lusíadas Sci J enviara manuscritos para revisores externos selecionados de uma extensa base de dados. Todos os manuscritos que não cumpram as instruções aos autores podem ser rejeitados antes de serem revistos. A aceitação final e da responsabilidade do Editor-Chefe. As cartas ao Editor ou Editorais serão avaliadas pelo Conselho Editorial, mas também poderão ser solicitadas revisões externas.
Na avaliação, os manuscritos podem ser:

  • Aceite sem alterações;
  • Aceite apos modificações sugeridas por revisores;
  • Rejeitado.

Apos a receção do manuscrito, se estiver de acordo com as instruções aos autores e cumprir a política editorial, o Editor-Chefe envia o manuscrito para dois revisores (já referi atras a questão dos dois revisores). Num prazo máximo de 30 dias, o revisor deve responder ao Editor-Chefe indicando os seus comentários sobre o manuscrito sujeito a revisão e sugestão de aceitação, revisão ou rejeição do trabalho. Num prazo de 10 dias, o Conselho Editorial tomara uma decisão que poderá ser: aceitar o manuscrito sem modificações; enviar os comentários dos revisores aos autores de acordo com o estabelecido; rejeição. Quando alterações são propostas os autores tem 30 dias (período que pode ser estendido a pedido dos autores) para apresentar uma nova versão revista do manuscrito, incorporando os comentários dos revisores e do Conselho Editorial. Tem de responder a todas as perguntas e enviar também uma versão revista do manuscrito, com as emendas inseridas destacadas com uma cor diferente. O Editor-Chefe tem 10 dias para tomar a decisão sobre a nova versão: rejeitar ou aceitar a nova versão, ou encaminhá-la para uma nova apreciação por um ou mais revisores. Em caso de aceitação, em qualquer das fases anteriores, a mesma será comunicada ao Autor Correspondente. Nos autores revisão de prova não serão aceitas alterações substantivas ao manuscrito. A inclusão dessas mudanças pode motivar a rejeição do manuscrito por decisão do Editor-Chefe. Em todos os casos os pareceres dos revisores serão integralmente comunicados aos autores no prazo de 6 a 8 semanas a partir da data da receção do manuscrito. Na fase de revisão de provas tipográficas, alterações de fundo aos artigos não serão aceites e poderão implicar a sua rejeição posterior por decisão do Editor-Chefe. Apesar de os editores e revisores desenvolverem esforços para assegurar a qualidade técnica e científica dos manuscritos, a responsabilidade final do conteúdo (nomeadamente o rigor e a previsão das observações, assim como as opiniões expressas) e da exclusiva responsabilidade dos autores.

Provas tipográficas

As provas tipográficas serão enviadas aos autores, contendo a indicação do prazo de revisão em função das necessidades de publicação da Lusíadas Sci J. A revisão deve ser aprovada pelo autor responsável pela correspondência. Os Autores dispõem 48 horas para a revisão do texto e comunicação de quaisquer erros tipográficos. Nesta fase, os Autores não podem fazer qualquer modificação de fundo ao artigo, para alem das correções de erros tipográficos e/ou ortográficos de pequenos erros. O não respeito pelo prazo proposto desobriga a Lusíadas Sci J de aceitar a revisão pelos autores, podendo a revisão ser efetuada exclusivamente pelos serviços da Lusíadas Sci J.

Erratas

A Lusíadas Sci J publica alterações, emendas ou retrações a um artigo anteriormente publicado, se, apos a publicação, forem identificados erros ou omissões que influenciem a interpretação de dados ou informação. Alterações posteriores à publicação assumirão a forma de errata.

Retratações

Revisores e Editores assumem que os autores relatam trabalho com base em observações honestas. No entanto, se houver dúvidas substanciais sobre a honestidade ou integridade do trabalho, submetido ou publicado, o editor informara os autores da sua preocupação, procurara esclarecimento junto da instituição patrocinadora do autor e/ou instituição empregadora. Consequentemente, se estes considerarem o artigo publicado como fraudulento, a Lusíadas Sci J procedera a retratação. Se este método de investigação não obtiver uma conclusão satisfatória, o editor pode optar por conduzir a sua própria investigação, e pode optar por publicar uma nota de preocupação sobre a conduta ou integridade do trabalho.

Patrocínios

Os patrocinadores da revista são empresas da indústria farmacêutica ou outras que geram receitas através da publicidade. A publicidade não poderá pôr em causa a independência científica da revista nem influenciar as decisões editoriais e terá de estar de acordo com a legislação geral e especifica da área da saúde e do medicamento. Outras despesas são suportadas pelo Grupo Lusíadas.

Nota final – para um mais completo esclarecimento sobre este assunto aconselha-se a leitura das Recommendations for the Conduct,Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Commitee of Medical Journal Editors), disponível em http://www.ICMJE.org

Última revisão: Marco 2020