Pneumonia COVID-19: Caso Clínico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Maria Grilo
Ana Gorgulho
Maria Margarida Andrade
Beatriz Fernandes
Luís Miguel Pereira

Resumo

A COVID-19 surgiu na China e disseminou pelo mundo causando milhares de mortes. A sua apresentação varia de assintomática a pneumonia bilateral grave com síndrome respiratório agudo grave, em alguns casos com necessidade de ventilação mecânica. O diagnóstico é feito por reverse transcriptase polymerase chain reaction (RT-PCR) SARS-CoV-2 e a tomografia computorizada (TC) de tórax pode ajudar a identificar diferentes estágios da doença. A natureza contínua e em rápida evolução da pesquisa científica COVID-19 traduz uma maior demanda por essas abordagens.
Relatamos um caso de COVID-19 numa paciente do sexo feminino, 74 anos, com sintomas leves e boa evolução clínica com tratamento padrão. Imagens sequenciais de TC de tórax mostram a evolução da doença. O posicionamento prono precoce e a fisioterapia respiratória facilitaram a recuperação. Mesmo quando há considerável melhora clínica, os médicos devem estar alerta para futuras sequelas respiratórias nestes pacientes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
1.
Grilo A, Gorgulho A, Andrade M, Fernandes B, Pereira L. Pneumonia COVID-19: Caso Clínico. LSJ [Internet]. 30 de Dezembro de 2020 [citado 24 de Janeiro de 2021];1(3). Disponível em: http://lusiadasscientificjournal.pt/index.php/lsj/article/view/39
Secção
Casos Clínicos
Biografia Autor

Ana Maria Grilo, Department of Internal Medicine, Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, Cascais, Portugal.

Ana Maria Grilo [ana.fernandes.grilo@hospitaldecascais.pt]
Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, Cascais, Portugal