Capacitar para Melhor Informar: um Projeto de Literacia na Saúde no Âmbito da Endometriose

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Susana Fonseca
Sara Carvalho
Dália Almeida
Fátima Silva

Resumo

Introducão
Nas últimas décadas, os pacientes têm desempenhado um papel cada vez mais ativo e preponderante na gestão da sua saúde. A inovação tecnológica tem contribuído para um maior acesso dos pacientes e da população em geral à informação médica, embora nem sempre os recursos consultados sejam fidedignos. Por outro lado, o desenvolvimento de plataformas digitais colaborativas tem potenciado uma cultura participativa dos pacientes, consubstanciada na criação de comunidades de partilha de experiências. Num contexto no qual o paciente e a sociedade se assumem, progressivamente, como agentes de mudança no acesso a cuidados de saúde mas, também, numa vertente preventiva, a noção de literacia na saúde surge como um eixo central na prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Este trabalho visa apresentar um projeto inovador em Portugal, desenvolvido pela MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, para divulgação desta doença ginecológica, caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Apesar da elevada prevalência - cerca de 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva - e do impacto económico e social desta patologia, há ainda um longo caminho a percorrer relativamente à sensibilização da população, incluindo de profissionais de várias especialidades, pelo que se considera que projetos como este poderão ter um contributo efetivo no que concerne à promoção da literacia na saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
1.
Fonseca S, Carvalho S, Almeida D, Silva F. Capacitar para Melhor Informar: um Projeto de Literacia na Saúde no Âmbito da Endometriose. LSJ [Internet]. 28 de Setembro de 2020 [citado 27 de Novembro de 2020];1(2). Disponível em: http://lusiadasscientificjournal.pt/index.php/lsj/article/view/10
Secção
Poster Científico